Sociedade & Meio Ambiente

Conheça as instituições parceiras do Tribanco e como a empresa tem agido para a promoção de uma sociedade e meio ambiente cada dia mais sustentáveis.

IAMAR – Instituto Alair Martins

Em 2005 o SIM – Sistema Integrado Martins criou o Instituto Alair Martins (IAMAR), como instituição independente, responsável pela gestão do Investimento Social Privado do grupo.

O IAMAR é uma instituição de natureza sócio-ambiental, cultural e educacional, de Utilidade Pública Federal, constituída sob a forma de associação civil, sem fins econômicos e lucrativos, fundado em 08 de junho de 2005, com o potencial de atuação no âmbito nacional, criado para atuar no campo da educação para o empreendedorismo, projetando no ambiente externo as crenças, princípios e valores que constituem o eixo estruturador do SIM – Sistema Integrado Martins.

Princípios

Compromisso com a ética da co-responsabilidade pelo todo compartilhada pelos três grandes setores da vida social: governo, mundo empresarial e terceiro setor; Adesão ao Paradigma do Desenvolvimento Humano em suas dimensões econômica, social, política, cultural e ambiental; Consideração da competência técnica como uma forma de compromisso ético e político com os destinatários de seus programas de ações.

Saiba mais sobre o IAMAR:

IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas

A parceria institucional com o IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas, contribui para a proteção de mais de cinco milhões de hectares de floresta tropical e de mais de 15 animais da nossa fauna, entre eles, a onça-pintada, a jaguatirica, o mico-leão-preto, o mico-leão de cara-preta e o peixe-boi, espécies ameaçadas de extinção.

A parceria está permitindo a formação de um fundo para que o IPÊ garanta sua sustentabilidade financeira. Esse fundo tem como objetivo dar o suporte necessário para a instituição desenvolver seus projetos de conservação socioambiental, se profissionalizando em todas as suas áreas de atuação internas e externas, inclusive estabelecendo metas de longo prazo.

Saiba mais sobre o IPÊ www.ipe.org.br/

Instituto Ethos

Mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir os seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade mais justa e sustentável é a missão do Instituto Ethos, ao qual o Tribanco é associado, desde 2004.

Saiba mais sobre o Instituto Ethos www.ethos.org.br

FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos

O Tribanco é associado à Febraban - Federação Brasileira de Bancos, a principal entidade representativa do setor bancário brasileiro. O objetivo da Federação é representar seus associados em todas as esferas – Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e entidades representativas da sociedade – para o aperfeiçoamento do sistema normativo, a continuada melhoria da produção e a redução dos níveis de risco. Também busca concentrar esforços que favoreçam o crescente acesso da população em relação a produtos e serviços financeiros.

Saiba mais sobre a Febraban www.febraban.org.br

Reconhecimento

Ao longo dos anos, o Tribanco tem sido reconhecido pelo trabalho sustentável que vem realizando com todos os públicos em que se relaciona.

IFC - INTERNATIONAL FINANCE CORPORATION

Nos últimos quatro anos, o Tribanco foi reconhecido pela instituição como modelo de negócio inclusivo, recebendo o prêmio ‘Leader in Inclusive Business’, que amplia o acesso a bens e serviços, ajudando no desenvolvimento do país, gerando renda e emprego. Esse reconhecimento reforça o nosso compromisso de integrar a sustentabilidade em todas as áreas de negócio.
O presidente do Conselho de Administração do Tribanco, Juscelino Martins, foi destaque em 2012, no relatório intitulado ‘Being the Change: Inspiring the Next Generation of Inclusive Business Entrepreneurs’ , sendo entrevistado como um entre seis líderes da América Latina que desenvolveram modelos de negócios inovadores e bem-sucedidos que ampliam o acesso à bens, serviços e meios de subsistência, ao mesmo tempo em que geram um elevado retorno financeiro.

 

Acordos Signatários

Comunicado de Copenhague

As empresas Tribanco são signatárias voluntárias do Comunicado de Copenhague desde 2009, assumindo o compromisso de redução de gases efeito estufa em suas operações, juntamente com mais 950 empresas de 60 países.