Aceitação ou Subscrição do Risco

É o ato pelo qual a Seguradora aceita o seguro que lhe foi proposto.

Acidente

Acontecimento previsto e fortuito do qual resulta um dano causado ao objeto ou à pessoa segurada.

Acidente de Trabalho

É todo acidente que se verifica pelo exercício do trabalho, provocando, direta ou indiretamente, lesão corporal, perturbação funcional ou doença que determinem a morte, a perda total ou parcial, permanente ou temporária da capacidade de trabalho do trabalhador.

Acidente Pessoal

É o evento súbito e involuntário exclusivamente provocado por acidente de trânsito com veículo segurado causador de lesão física que, por si só, e independente de toda e qualquer outra causa, tenha como consequência direta a morte, ou invalidez permanente total ou parcial.

Aditivo

Condição suplementar incluída no contrato de seguro. O termo aditivo também é empregado no mesmo sentido de endosso.

Agravação de Risco

É o termo utilizado para definir ato do Segurado em tornar o risco mais grave do que originalmente se apresenta no momento da contratação do seguro, podendo por isso perder o direito ao mesmo.

Ajustamento de Prêmio

Cláusula de seguro pela qual, no vencimento ou periodicamente, durante a vigência da apólice ajustável, se apura a importância realmente segurada, calculando-se sobre a mesma o prêmio efetivamente devido.

Alagamento

É a entrada de água no imóvel segurado, proveniente de aguaceiro, tromba d´água, chuvas torrenciais, seja ou não, consequente de obstrução de esgotos, galerias pluviais, desaguadouros e enchentes.

Álea

Acaso, evento, sorte sobre um fato futuro e incerto. A álea é uma das principais características do seguro. Sem ela não há seguro.

Âmbito Geográfico de Cobertura

É o termo que determina o território de abrangência de uma determinada cobertura ou da apólice.

Análise de Risco

Estudo técnico que visa a determinação de condições e preço de seguro apropriados para a aceitação, por parte da seguradora, de determinado seguro, com base na mensuração dos riscos envolvidos.

Apólice

É o instrumento do contrato de seguro emitido pela Seguradora, confirmando a aceitação do seguro e disciplinando as suas condições gerais, especiais e/ou particulares e parte integrante do contrato.

Apólice Coletiva

É a apólice do ramo Acidentes Pessoais, estipulada por pessoa física ou jurídica para garantir duas ou mais pessoas, observando-se, quando o estipulante for pessoa física, que os segurados serão pessoas a ele vinculadas pela participação comum em um mesmo grupo social, isto é, família, escola, empresa, clube ou associação e, quando o estipulante for pessoa jurídica, pessoas e ele vinculadas pela relação de emprego (empregado/empregador) ou de associação (associado/associação).

Apólice Multirisco

Apólice que garante uma combinação de riscos do mesmo ramo ou de ramos distintos sob um contrato único, sendo característica marcante das apólices de Riscos Diversos.

Ato Doloso

Trata-se de ato fraudulento praticado pelo segurado para obrigar a seguradora a honrar algo que não assumiu. É a vontade deliberada de produzir o dano. Assim como a culpa grave, é risco excluído de qualquer contrato de seguro. Se caracterizado, cancela automaticamente o seguro, sem direito a restituição do prêmio, impedindo qualquer direito a indenização.

Ato Ilícito Culposo

São as ações ou omissões involuntárias, que violem direito e causem dano a outrem, ainda que, exclusivamente moral, decorrentes de negligência, imperícia ou imprudência do autor da ação.

Ato Ilícito Doloso

São as ações ou omissões voluntárias, que violem direito e causem dano a outrem, ainda que exclusivamente moral.

Avaliação do Risco

É o processo utilizado para determinar o valor real dos bens que estão sendo segurados.

Avaria

São os danos sofridos pelo bem segurado.

Aviso de Sinistro / Comunicação de Sinistro

É a obrigação imposta ao Segurado de comunicar a ocorrência do sinistro à Seguradora, a fim de que esta possa acautelar seus interesses.

 

voltar

 
 
________________________________________________________________________
 

Clique aqui para solicitar uma proposta ou indicar um amigo.