Beneficiário

É a pessoa física ou jurídica a quem se destina à indenização em caso de sinistro.

Benefício

Importância que o segurador deve pagar na liquidação do contrato e que consiste em um capital ou renda. O benefício, no seguro de vida, corresponde à indenização no seguro de coisas. A soma estipulada como benefício não está sujeita às obrigações ou dívidas do segurado.

Bens Imóveis

São os bens compostos pelo solo e tudo quanto lhe incorporar natural ou artificialmente.

Bens Móveis

São os bens que possuem movimento próprio ou que podem ser removidos sem alteração da sua substância ou da sua destinação econômico-social.

Bilhete de Seguro

É um documento jurídico, emitido pelo segurador ao segurado, que substitui a apólice de seguro, tendo o mesmo valor jurídico de apólice e que dispensa o preenchimento da proposta de seguro.

Boa Fé

É a convicção ou persuasão de ter agido dentro da lei ou de estar por ela amparado. O contrato de seguro é de estrita boa fé.

Boletim de Ocorrência Policial

É o termo utilizado para designar documento oficial emitido por autoridade policial, descrevendo e confirmando a ocorrência de um acidente ou fato danoso, que se torna indispensável no encaminhamento de determinadas reclamações de sinistros.

Bônus

Benefício que a seguradora oferece ao segurado quando ele não utiliza o seguro durante o período contratado, que é de um ano. A partir disso, o segurado tem direito a uma classe de bônus que vão se somando ao longo dos anos oferecendo descontos na renovação do seguro. Normalmente a classe 1 equivale a 10%, a classe 2 a 15%, a classe 3 a 20%, e assim sucessivamente até a classe 7 que chega a 40% e se mantém daí para frente. Vale lembrar que o segurado não perde totalmente os bônus quando ele aciona a seguradora em caso de sinistro.

 

voltar

 
 
________________________________________________________________________
 

Clique aqui para solicitar uma proposta ou indicar um amigo.