Raio

É um fenômeno atmosférico natural de descarga elétrica de grande intensidade;

Ramo

Denominação das subdivisões do Seguros (Ex.: Incêndios, Vidros, Roubo, Responsabilidade Civil, etc.)

Rateio

É o método de cálculo da indenização, sempre que a apólice estiver sob a condição de primeiro risco relativo, conforme as condições deste contrato, situação em que o Segurado será considerado segurador proporcionalmente à diferença entre o limite máximo indenizável e o valor em risco apurado por ocasião do sinistro, salvo na hipótese de perda total, quando a indenização será igual a 100% (cem por cento) do limite máximo indenizável.

Reembolso

Restituição do dinheiro desembolsado. Indenização de despesas com liquidação de sinistro, socorro, salvamento e outros procedimentos destinados a minorar os efeitos de um sinistro. Em alguns tipos de seguro a forma de reembolso pode ser utilizada, como nos seguros Vida, Acidentes Pessoais e Saúde.

Regulação de sinistro

É todo o procedimento técnico-administrativo promovido pela Seguradora que se inicia com o aviso de sinistro e que tem o objetivo constatar o evento reclamado, apurar a cobertura em relação à apólice contratada, avaliar a extensão do prejuízo decorrente. Antecede ao procedimento denominado liquidação do sinistro.

Reintegração

É a recomposição do valor de cobertura do seguro, após eventual indenização.

Renovação

É a oferta da Seguradora ao Segurado, ao término da vigência de uma apólice, possibilitando a continuidade da cobertura dos riscos. O conjunto de normas e procedimentos a serem cumpridos, para que se efetive tal continuidade, é denominada renovação do contrato.

Rescisão

É o rompimento do contrato de seguro, ou do resseguro, antes do seu término de vigência, No Brasil é legalmente vedada a inscrição nas apólices de cláusulas que permitam rescisão unilateral dos contratos de seguro ou, por qualquer modo, subtraiam sua eficácia e validade além das situações previstas em lei.

Responsabilidade Civil

É a obrigação do Segurado de indenizar os danos que causar a terceiro por sua culpa (imperícia, imprudência ou negligência), consubstanciada em decisão judicial definitiva ou acordo firmado entre Segurado e os terceiros envolvidos, mediante expressa e prévia autorização da Seguradora.

Ressarcimento

É o reembolso, a que a seguradora tem direito, de uma indenização paga ao segurado, conseqüente de evento danoso provocado culposamente por alguém.

Resseguro

É a parcela do risco que a Seguradora repassa ao ressegurador.

Risco

É o evento incerto cuja ocorrência independe da vontade das partes intervenientes no contrato de seguro.

Roubo

É a subtração de bens mediante grave ameaça ou emprego de violência contra o Segurado, que resulta em sua impossibilidade de resistência.

 

voltar

 
 
________________________________________________________________________
 

Clique aqui para solicitar uma proposta ou indicar um amigo.